Palavra do Reitor

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi criada para contribuir com a ampliação da oferta do número de vagas no ensino superior brasileiro e com o avanço das pesquisas científicas, além de promover a inovação e a transferência de conhecimentos e de tecnologia para a sociedade.

A UFVJM tem a missão específica de colaborar decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Jequitinhonha, do Vale do Mucuri, do Norte e do Noroeste de Minas Gerais. Trata-se de uma missão ousada e fundamental de transformar regiões com carências estruturais e de investimentos em regiões prósperas, de maneira que a ciência e tecnologia sejam utilizadas para: melhorar a qualidade de vida dos cidadãos; aumentar a competitividade do setor produtivo; oferecer oportunidades de novos negócios; ofertar educação e saúde de qualidade; preservar e conservar os recursos naturais e respeitar e promover a cultura regional.

A implantação e o crescimento da UFVJM foram impactantes para a região setentrional de Minas Gerais. Atualmente, a instituição possui cinco campi, localizados em Diamantina, Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba; três fazendas experimentais localizadas em Curvelo, Couto de Magalhães de Minas e Serro; 48 cursos presenciais de graduação; quatro cursos de graduação a distância, oferecidos em 11 cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; 25 cursos distribuídos em 20 programas de pós-graduação stricto sensu e oito cursos de pós-graduação lato sensu.

No entanto, a falta de uma estrutura organizacional e administrativa adequada para suportar o crescimento excessivamente intenso e rápido da UFVJM, somada aos entraves burocráticos inerentes ao serviço público brasileiro e à grave crise política e econômica que o Brasil vive atualmente, resultou em enormes passivos de investimentos e de custeios, que têm sacrificado sobremaneira o projeto UFVJM.

Nós assumimos a reitoria da universidade com uma missão muito clara: promover a retomada planejada do crescimento da instituição e organizá-la para o desenvolvimento da cultura da excelência, tanto no âmbito administrativo quanto no acadêmico.

Apostamos em um modelo de gestão exigente em termos de qualidade nos processos e nos serviços prestados e austero em termos de controle e transparência dos gastos e dos investimentos públicos, no qual as decisões são tomadas de maneira compartilhada e o diálogo é adotado como ferramenta principal .

Estamos buscando soluções eficientes para oferecer um ensino de qualidade, desenvolver pesquisas em consonância com as necessidades dos setores públicos e privados, internacionalizar a instituição e transferir conhecimento e tecnologia para a sociedade. Valorizamos a multidisciplinaridade, a disseminação da cultura da inovação tecnológica e a integração entre as pesquisas básicas e aplicadas. Trabalhamos para promover a formação de egressos empreendedores e geradores de novos negócios; que sejam educadores preparados para mudar a realidade do ensino brasileiro, e profissionais mais humanizados e altamente preparados para a atenção primária e saúde da família.

Estamos trabalhando para promover a qualidade de vida, a segurança, o convívio social, a cultura, o esporte e o lazer nos campi da UFVJM. Temos certeza que o bem-estar dos membros da comunidade acadêmica é fator preponderante para atrair e reter pessoas talentosas e, consequentemente, para construção de uma universidade de excelência.

Nós valorizamos as gestões anteriores e reconhecemos que elas foram fundamentais para a implantação e para o crescimento da universidade. Sabemos que a nossa missão é contribuir significativamente para o desenvolvimento da instituição e, por isso, somos movidos pela vontade de colaborar para a UFVJM alcançar a sua nobre missão de ser uma instituição de excelência e atuar decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico de uma das regiões mais necessitadas do Brasil. O que nos impulsiona é a força da comunidade acadêmica e dos cidadãos dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, do Norte e do Noroeste de Minas Gerais.

 

Gilciano Saraiva Nogueira
Reitor da UFVJM - Gestão 2015 a 2019

Última atualização em Ter, 21 de Junho de 2016 16:38