Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM)
Educação Integrada realiza segunda palestra sobre novas tecnologias digitais de informação e comunicação
O professor Marco Arrais, do Departamento de Ciência da Computação da PUC Minas, esteve na UFVJM para a segunda palestra sobre novas tecnologias digitais de informação e comunicação que estão à disposição para serem utilizadas na educação presencial e a distância. Foi realizada na última sexta-feira (23/2), no Campus JK da UFVJM, com transmissão por webconferência para os outros campi.
Desta vez o professor apresentou conceitos e fundamentos sobre cursos massivos, ambientes virtuais e objetos de aprendizagem, plataformas de tecnologia que podem incrementar o processo educativo.
(Foto: Marco Túlio/UFVJM)
Essa foi mais uma ação do programa Educação Integrada, do Agenda 19, que é executado pela Pró-reitoria de Graduação em parceria com a Diretoria de Educação Aberta e a Distância. Ainda estão previstos três workshops que terão como objetivo capacitar professores, técnicos administrativos e alunos para que possam utilizar as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
Aberto edital para professor bolsista da Diretoria de Educação Aberta e a Distância
Essa página foi movida para o novo portal da UFVJM. Por favor acesse: http://portal.ufvjm.edu.br/noticias/2020/aberto-edital-para-professor-bolsista-da-diretoria-de-educacao-aberta-e-a-distancia.
Professora do Campus do Mucuri é destaque em prêmio da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica
Essa página foi movida para o novo portal da UFVJM. Por favor acesse: http://portal.ufvjm.edu.br/noticias/2020/professora-do-campus-do-mucuri-e-destaque-em-premio-da-associacao-brasileira-de-pesquisadores-em-historia-economica.
Diretoria de Logística realiza treinamento sobre pesquisas de preços
A Diretoria de Logística da Pró-Reitoria de Administração, por meio da Divisão de Compras, realizou na última quinta-feira (22/2) uma orientação sobre pesquisas de preços para servidores que serão responsáveis pela realização dos orçamentos e das requisições de compra no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - Siga/E-campus.
No encontro houve a exposição da legislação vigente, abordando a parte teórica, e em seguida aplicação prática de pesquisas no Painel de Preços e outros sites. Participaram 41 servidores, que tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas e conhecer as ferramentas disponíveis previstas pela legislação para realização dos orçamentos. Para os Campi Janaúba e Unaí a orientação ocorreu através de videoconferência na sexta-feira (23/2).
Essa orientação – que faz parte das ações do programa Boa Governança do Agenda 19 – é essencial por se tratar de um procedimento prévio e indispensável para toda e qualquer contratação, pois a inexistência de uma pesquisa de preços eficiente impossibilita a administração pública atingir os objetivos definidos pela lei de licitações e contratos, principalmente aquele relacionado à seleção da proposta mais vantajosa.
Pró-reitores de Graduação das universidades federais divulgam carta em defesa da continuidade do Pibid
Em reunião plenária realizada na terça-feira (20/02), em Brasília, o Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou carta em defesa da continuidade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Carta do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Andifes em defesa do PIBID
O PIBID representa o que de mais moderno, inovador e transformador foi realizado no Brasil nas últimas décadas, no campo das políticas públicas de fomento à formação de professores.
O PIBID é um exemplo inconteste de política pública exitosa. Ele existe há mais de uma década. Ele está presente em todas as principais instituições de ensino superior que mantêm cursos de licenciatura. Ele está presente em milhares de escolas de educação básica espalhadas pelo país, que todas as semanas recebem grupos de estudantes pibidianos, que formam hoje um contingente de mais de 50 mil jovens.
Na condição de dirigentes das políticas de formação de professores nas nossas universidades, devemos testemunhar à população brasileira que o PIBID renovou os nossos cursos de licenciaturas. Ele não sucumbiu aos vícios da burocratização, como acontece por vezes com muitos programas institucionais. Ele foi e continua vivo como um movimento de ideias e pessoas em torno do desafio de formar mais e melhores professores para as escolas de educação básica.
Os cursos de licenciaturas, como todos sabem, são paradigmas das piores distorções do ensino superior brasileiro: altas taxas de evasão, baixa adesão à profissão dos egressos etc. O PIBID foi e continua sendo um dos principais instrumentos administrativos e acadêmicos de que dispomos para mudar esse quadro.
Assim é que nós, pró-reitores de graduação das universidades federais brasileiras, contando com o apoio da diretoria da ANDIFES, como resultado de reunião plenária realizada no dia de hoje, reiteramos a defesa do PIBID, traduzida especificamente no atendimento aos dois pontos a seguir:
1) Manutenção do Programa, mesmo que sob a forma de um novo Edital, como adiantado pelo MEC e pela Capes em diversas oportunidades recentes;
2) Prorrogação dos Projetos Institucionais aprovados nos Editais anteriores (61 e 66/2013), garantindo as bolsas previstas nos mesmos aos discentes e docentes envolvidos, até que os Projetos Institucionais aprovados em novos Editais estejam implementados.
Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior
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