A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!



Vestibular

Reuniões ordinárias serão realizadas mensalmente

A Comissão de Ética Pública da UFVJM divulga a agenda das reuniões ordinárias de 2020, que serão realizadas mensalmente, de acordo com o regimento da comissão.

Todas as reuniões vão ser realizadas às 14h.

Confira as datas:

  • 2 de março
  • 6 de abril
  • 4 de maio
  • 1º de junho
  • 6 de julho
  • 3 de agosto
  • 14 de setembro
  • 5 de outubro
  • 9 de novembro
  • 14 de dezembro
Last Updated on Friday, 21 February 2020 12:08
 

Inscrições vão até 20 de março

Estão abertas inscrições para seleção de bolsistas para a formação de cadastro reserva de tutores a distância no curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Geografia na modalidade a distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

As inscrições serão realizadas no período de 20 de fevereiro a 20 de março, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, na secretaria da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD/UFVJM - Campus JK). As inscrições através dos Correios deverão ser postadas somente via Sedex, e só serão aceitas se a postagem for feita até o dia 12 de março.

O tutor vai desenvolver orientação acadêmica e administrativa no curso de Especialização em Ensino de Geografia, na modalidade de Educação a Distância, com carga horária de 20 horas semanais distribuídas ao longo da semana de acordo com o cronograma do curso.

Para participar do processo de seleção, é preciso possuir graduação em qualquer área de conhecimento e especialização e/ou mestrado em área interdisciplinar e/ou humanas. Aceita-se especialização e/ou mestrado em qualquer área de conhecimento, desde que comprovadas publicações e/ou vivências em ensino de Geografia.

Acesse aqui o edital. Inscreva-se!

 

Inscrições estão abertas até 9 de março; selecionados vão compor cadastro reserva

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou ontem (20) editais dos processos seletivos para compor cadastro reserva do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP/UFVJM) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFVJM).

As inscrições vão até 9 de março e são feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, envio de memorial e documentos especificados nos editais.

Para a seleção do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP/UFVJM), podem participar alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura. As vagas são para os subprojetos de Ciências Biológicas; Educação Física; Geografia; História; Licenciatura em Educação no Campo; Letras, Matemática; Pedagogia e Química.

Para a participação como residente do programa RP, os requisitos são:

I ‐  Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da UFVJM na área do subprojeto;

II ‐  Ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período;

III ‐ Declarar ter condições de dedicar pelo menos 25 horas mensais para desenvolvimento das

atividades da residência pedagógica;

Os alunos matriculados no Bacharelado em Humanidades (BHU) podem candidatar-se ao programa, desde que tenham integralizado no mínimo 50% da carga horária.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Entre os objetivos do programa, estão o incentivo à formação de docentes em nível superior para a educação básica e a promoção da adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira as orientações para o processo de seleção do Programa de Residência Pedagógica no edital, neste link.

Para o processo seletivo de bolsista de Iniciação à Docência, as vagas são para as seguintes áreas: Ciências Biológicas; Educação Física; Geografia; História; Letras/Línguas Estrangeiras; Licenciatura em Educação do Campo; Pedagogia; Matemática TO; Matemática EaD e Química.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem os seguintes objetivos:

I– incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

II– contribuir para a valorização do magistério;

III– elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

IV– inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino/aprendizagem;

V– incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

VI– contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Acesse aqui o edital do Pibid.

Inscreva-se!

Last Updated on Friday, 21 February 2020 10:26
 

MP recomenda alvará municipal e judicial, além de laudo do Corpo de Bombeiros para espaços realizarem atividade econômica no Carnaval

O reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, divulga à comunidade universitária recomendação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais relacionada à utilização de casas e áreas particulares, incluindo as denominadas "repúblicas", como pousadas e hotéis, bem como espaços para festividades em que há vendas de ingressos, inclusive durante o Carnaval.

O documento foi enviado por meio da Promotora de Justiça, Luciana Teixeira Guimarães Christófaro, com fundamento no artigo 67, inciso VI, da Lei Complementar Estadual a° 34/1994 e 27. parágrafo único, IV. da Lei 8625/93.

Conheça a íntegra da Recomendação nº 1/2020, de 11 de fevereiro de 2020, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Last Updated on Thursday, 20 February 2020 09:54
 

Colação de grau está marcada para 28 de fevereiro

A Pró-Reitoria de Graduação divulga as listas de formandos 2019/2 dos cursos do Instituto de Ciências Agrárias que vão colar grau em 28 de fevereiro de 2020:

Para mais informações sobre a colação de grau, clique aqui.

 


Page 1 of 1009

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950