Notícias

Projeto da UFVJM lança podcast Ouça Ciência

publicado: 09/11/2020 14h52, última modificação: 09/11/2020 16h58
Com episódios quinzenais, projeto criado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) já tem sua primeira edição publicada

Agora, a UFVJM conta com o projeto de extensão podcast Ouça Ciência. Lançado neste mês de novembro, a iniciativa tem o objetivo de levar informações relevantes para a comunidade, com abordagens científicas transformadas em áudios acessíveis. Com episódios quinzenais, os podcasts podem ser acessados gratuitamente em duas plataformas, Anchor e Spotify. O projeto podcast Ouça Ciência foi criado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), e o primeiro episódio, sobre “Lavar as mãos continua sendo importante?” pode ser acessado aqui.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Libardo Andrés González Torres, o projeto surgiu com o objetivo principal de auxiliar a população de Diamantina na formação básica sobre vários assuntos de interesse geral, como: saúde, economia doméstica, importância do meio ambiente, aplicativos de uso corriqueiro. “O projeto busca combater a desinformação que pode existir na população, em assuntos de interesse no seu dia a dia. O projeto também busca aproximar a troca de experiências entre a comunidade do Instituto de Ciência e Tecnologia e da UFVJM à população da cidade de Diamantina e região”, destaca o professor.

Para Libardo, o podcast Ouça Ciência também é espaço para incentivar a troca de saberes sobre tarefas cotidianas e informações sobre assuntos práticos entre os servidores e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM e a comunidade de Diamantina. “O projeto visa chegar à população em geral, incluindo as pessoas com menos formação e de menor grau de escolaridade. Informações relevantes para a comunidade, com abordagens científicas, serão transformadas em áudios acessíveis a toda a comunidade”, explica. 

 

Conheça a equipe do projeto:

Professores:

  1. Alexandre Ramos Fonseca, colaborador;

  2. Bethânia Alves de Avelar, colaboradora;

  3. Danilo Barbuena Dedicação, colaborador;

  4. Libardo Andrés González Torres, coordenador, gestor

Alunos:

  1. Ana Clara Oliveira Magalhães, Engenharia Geológica, discente voluntária;

  2. Carlos Henrique Oliveira Ramos, Engenharia Mecânica, discente voluntário;

  3. Daividi Junio Avila Rodrigues, Bacharelado Em Ciência e Tecnologia, discente voluntário;

  4. Uliana Franco Medina Procópio,  Engenharia Geológica, discente voluntária; 

Técnico-administrativo:

  1. Bressane Maísa Reis de Souza, colaboradora 


Saiba mais sobre o podcast Ouça Ciência.