Universidade em debate

publicado 16/11/2020 16h26, última modificação 16/11/2020 18h54
18 de novembro
Quando
18/11/2020 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Evento on-line
Site
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Na próxima quarta-feira (18/11), “Universidade em debate” será o tema da discussão de mesa-redonda realizada pelo Projeto Teoria e Conjuntura Econômica da UFVJM. Em formato on-line, às 19h, o evento será transmitido pelo YouTube, no canal do Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP) aqui. Será emitido certificado para os participantes do evento, que não precisam inscrever-se com antecedência; somente registrar presença durante a mesa-redonda.

A mesa-redonda terá como palestrantes o membro do Grupo de Investigação sobre Política Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Allan Kenji Seki, que vai discutir o tema “Conglomerados financeiros e universidade brasileira”; e a professora do curso de Serviço Social da UFVJM, Vanessa Juliana da Silva, que terá como tema de sua palestra: “UFVJM pra quem?”. A mediação da mesa-redonda ficará por conta da professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFVJM, Janaína de Faria.

De acordo com a professora Janaína, esse evento propõe uma reflexão coletiva sobre o papel do ensino superior e do desenvolvimento científico no país. “Pretende-se promover um debate que articule não apenas análises teóricas, empíricas e conjunturais relacionadas ao sistema de Educação Superior no país, mas que também capte as particularidades regionais desse sistema", destaca.

A professora explica que “o pesquisador Allan Kenji Seki (UFSC) apresentará o mapeamento dos conglomerados financeiros que constituem os principais acionistas das universidades privadas no Brasil e analisará as contradições que emergem do modelo privatista de ensino superior, fomentado também por recursos públicos. A profª Vanessa Juliana (DCHS-UFVJM), por sua vez, examinará as condições específicas da UFVJM e de seu papel nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”.

Projeto Teoria e Conjuntura Econômica da UFVJM

Criado em 2014, o projeto Teoria e Conjuntura Econômica é vinculado ao Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Proae) da UFVJM. E tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades dos estudantes de articular conhecimentos teóricos de referência com a coleta e análise de dados relacionados ao amplo e complexo campo das Ciências Econômicas.  Para isso, o projeto promove oficinas de discussão de textos clássicos, bem como de sistematização e análise de dados de conjuntura junto a estudantes do curso de Ciências Econômicas inscritos no projeto. A edição vigente do projeto (Edital Prograd nº10/2019) conta com a participação dos professores Carlos Rodrigues, Janaína de Faria, Márcio Lupatini e Vanessa Jurgenfeld e da aluna Kamila Ribeiro Lisboa.

A professora Janaína explica que, neste semestre de Ensino Remoto Emergencial (2020/5) na UFVJM, a temática explorada é a universidade no Brasil, central para as políticas de desenvolvimento científico, tecnológico, intelectual, econômico, político e sociocultural do país. “Foram realizadas leituras de textos teórico-históricos sobre o papel da universidade no país, referenciados principalmente em Florestan Fernandes, para discussão coletiva. Os estudantes, a partir da bagagem teórica adquirida, realizarão os levantamentos e análises de dados sobre acesso, fonte e montante de financiamento, distribuição geográfica, desigualdades raciais, número de vagas, público x privado, presencial x distância, indicadores de qualidade, comparações com outros países, etc”, detalha.