Notícias

UFVJM conquista nota 4 no Conceito Preliminar de Curso 2019

publicado: 15/12/2020 19h15, última modificação: 15/12/2020 19h17
Dos 20 cursos avaliados, dois obtêm nota máxima e os demais estão com conceito 4 e 3

Conceito preliminar de curso 2019 (Inep)

A UFVJM conquistou nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 12 de dezembro. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e os resultados da Avaliação do Corpo Docente e do Questionário do Estudante, realizado anualmente pelo Inep. O CPC é o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Dos 20 cursos de graduação avaliados na UFVJM, dois deles, sendo Agronomia e Zootecnia do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) no Campus Unaí, obtiveram nota máxima no CPC, ou seja, conceito 5. Entre os outros 18 cursos, 15 obtiveram conceito 4 e três alcançaram conceito 3.

A graduação da UFVJM, assim como os cursos das demais Instituições de Educação Superior, passa regularmente por processo de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de diversos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O sistema analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, considerando aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep/MEC, o Enade é um dos componentes do Sinaes e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário socioeconômico. Quem falta à prova ou não preenche o questionário não cola grau.