1º Webinário sobre Higienização das Mãos

publicado 13/04/2021 19h02, última modificação 13/04/2021 20h04
3 de maio
Quando
03/05/2021
de 19h00 até 22h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Estão abertas as inscrições para participar do 1º Webinário sobre Higienização das Mãos da UFVJM. O evento será realizado no próximo dia 3 de maio, em formato on-line, para marcar o Dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado em 5 de maio.

O webinário está sendo realizado pelo projeto de extensão Salva Vidas: uma experiência de educação virtual, e será transmitido pelo canal do projeto do YouTube, que pode ser acessado aqui. As inscrições para participar do evento devem ser feitas aqui, até o dia 3 de maio.

Na programação do webinário, que será das 19h às 22h, tem apresentação do projeto de extensão, palestras e, também, momentos para perguntas dos ouvintes para os palestrantes. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed), Fernanda Fraga Campos, a proposta de realizar o webinário para marcar o Dia Mundial de Higiene das Mãos (5 de maio) tem como propósito aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo pacientes e os profissionais da saúde contra as infecções. 

“A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de micro-organismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a Covid-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como essa, podem desempenhar um importante papel na prevenção das infecções”, reflete.

Os temas das palestras e informações sobre palestrantes, assim como todos os outros detalhes da programação, podem ser conferidos no site do evento aqui.

Projeto Salva Vidas: uma experiência de educação virtual

Promover a educação continuada para profissionais e estudantes da área de saúde visando o controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e higienização das mãos utilizando o Instagram como ferramenta de ensino. Esse foi o principal motivo para criação do Projeto Salva Vidas: uma experiência de educação virtual, da UFVJM, que iniciou as atividades, de forma remota, em março de 2020.  

“Nesses sete meses de existência, foi criado o perfil @projetosalvavidas_ufvjm no Instagram no dia 24 de abril de 2020, com o objetivo de falar sobre microbiologia básica, abordando os principais micro-organismos (bactérias, fungos e vírus) envolvidos nas infecções relacionadas à assistência à saúde, higienização das mãos e prevenção da Covid-19. Além disso, disseminou informações de forma clara e objetiva para populações de diversos níveis cognitivos”, destaca a coordenadora do projeto, professora Fernanda.

Atualmente, o perfil já soma 54 publicações distribuídas em 36 publicações no feed e 18 publicações em vídeos. O projeto está analisando o perfil dos seguidores, como faixa etária, cidades, gênero, para a produção acadêmica.

“Com o desenvolvimento do projeto surgiu a ideia de escrever um livro sobre IRAS e Higienização das mãos, direcionado para os profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família. No momento, o livro encontra-se com seis capítulos escritos, dos dez que são propostos. E os dados quantitativos do Instagram serão utilizados para escrever um artigo sobre o uso do Instagram como ferramenta de ensino na área da saúde”, conta a professora.

A coordenadora do projeto também destaca a importância de ações de extensão para a universidade. “Diante do potencial apresentado, em apenas sete meses, é de extrema relevância dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos devido à importância do tema e inovação que ele representa. As casas de saúde de Diamantina (MG) têm interesse no projeto e estão contando com os treinamentos propostos pelo projeto. Essa troca de conhecimento entre a universidade e as instituições representa a importância dos trabalhos de extensão para a sociedade”, ressalta Fernanda.

Conheça a equipe do Projeto

 Fernanda Fraga Campos (coordenadora do projeto) – professora da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed)

 Estudantes do curso de medicina da UFVJM- Campus Diamantina/MG:

 Angélica Dumont Cunha

 Gabriela Fernanda Ferreira

 Lucas Daniel Cibolli Roso

 Ludmilla Roberta de Lima

 Sabrina Ranielly Felix Nunes