Notícias

Nova organização administrativa da PRPPG valoriza fortalecimento dos campi

publicado: 23/04/2021 18h06, última modificação: 26/04/2021 17h38
Gestão agora é feita de forma descentralizada, com diretores lotados nos Campi Unaí e do Mucuri

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) objetivou ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Foi iniciado em 2007, trazendo uma enorme expectativa de expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior. A UFVJM abraçou essa oportunidade na esperança de contribuir com um projeto de desenvolvimento mesorregional, envolvendo os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e as regiões Norte e Oeste de Minas Gerais, por meio da presença dos seus cinco campi universitários.

A fase de implantação do Reuni expirou e por diversas razões a UFVJM não conseguiu cumprir as metas. A distância geográfica entre os nossos campi e um expressivo de obras inacabadas são alguns desafios que precisam ser superados. Nesse cenário desafiador, estratégias precisam ser elaboradas visando fortalecer nossa identidade de universidade multicampi.

A atual gestão está implantando um modelo de administração com a unificação dos processos com execução descentralizada. Essa inovação administrativa permite incorporar atores de todos os campi da UFVJM nas tomadas de decisão da gestão central e possibilita a promoção da representatividade institucional, além de proporcionar o fortalecimento dos laços entre os campi.

Nesse contexto, desde o final de fevereiro de 2021, a gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem trabalhado de forma descentralizada, segundo a qual o pró-reitor, Thiago Fonseca Silva, é servidor lotado em Diamantina. Já o diretor de Pesquisa, Fabrício Silva Terra, e o diretor de Pós-Graduação, Douglas Santos Monteiro, são servidores lotados nos Campi Unaí e do Mucuri, respectivamente.

Na data de 10/3/2021, em reunião com a equipe da PRPPG, o reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, apresentou a nova organização administrativa da pró-reitoria e ressaltou que o atual perfil organizacional da PRPPG representa uma nova realidade em que existe de fato a participação das comunidades acadêmicas dos campi na gestão central da reitoria. “Esse modelo será implantado nas demais pró-reitorias”, conclui o reitor Janir Soares.