Notícias

Servidores da UFVJM lançam Livro Recursos Hídricos em Minas Gerais: bacia hidrográfica do Rio Mucuri

publicado: 22/07/2020 14h23, última modificação: 22/07/2020 17h14
Professor e técnico do Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, são os organizadores da publicação que foi lançada na semana passada

Recursos Hídricos em Minas Gerais: bacia hidrográfica do Rio Mucuri. Esse é o título do livro lançado na semana passada (15/7), organizado pelo professor Jairo Lisboa Rodrigues e o técnico administrativo Luís Ricardo de Souza Corrêa, do Campus do Mucuri. A publicação é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (PPGTAS) da UFVJM/Campus do Mucuri. O lançamento foi feito durante webinário, que pode ser conferido aqui.

O livro está organizado em três capítulos. Primeiramente, aborda aspectos sociais, econômicos e ambientais do Vale do Mucuri. Em seguida, apresenta um diagnóstico socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Mucuri, feito em 2016, a partir de um estudo que objetivou a análise da qualidade da água dos rios dessa bacia. E, por fim, aborda a área de proteção ambiental do Alto do Mucuri, apresentando os aspectos que vão desde a mobilização social a políticas públicas em prol da sustentabilidade da bacia hidrográfica do Rio Mucuri.

Para Jairo “esse livro representa o sonho de uma população, de um povo e de uma região que deve ser lembrada”. Já para Luís Ricardo a publicação é um marco na questão ambiental da bacia hidrográfica do Rio Mucuri. “O livro traz informações novas acerca da região e coloca o nosso Vale do Mucuri no cenário nacional e internacional. Ele aborda a temática das águas de uma forma muito rica, por integrar os aspectos socioeconômicos e ambientais, que não podem ser dissociados”, destaca Ricardo.

Alem de Jairo e Ricardo, o livro traz como autores: Leonel de Oliveira Pinheiro, Deliene Fracete Gutierrez, Márcia Cristina Faria, Janaína Mendonça Rodrigues, Mayra Soares Santos, Thamyris Souza Torres, Mariandry del Valle Rodriguez Rodriguez e Antônio Marcos Pereira. O texto de apresentação é de autoria de Márcio Achtschin Santos e a foto de capa é de Leonardo Cambuí.

O livro pode ser adquirido pela Editora Appris.

Lançamento

Para marcar o lançamento do livro, foi promovido um webinário, evento on-line. O momento foi promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf), com o Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Icet) e com o Movimento Pró-Rio Todos os Santos e Mucuri.

Cartaz que apresenta em seu fundo uma grande foto da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri, que se extende por todo ele. No topo estão presentes a palavra organizadores, em laranja, e logo abaixo os nomes dos organizadores: 'Jairo Lisboa Rodrigues' e 'Luís Ricardo de Souza Corrêa', em letras de cor preta. Ao centro do cartaz os dizeres, em fonte maior e variando entre palavras de cores pretas e brancas: 'Recursos Hídricos em Minas Gerais'. Mais abaixo, mas ainda no centro, o seguinte nome: 'Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri', em laranja. No rodapé do cartaz se concentra a logo da Editora Appris.