Notícias da UFVJM
Friday, 19 July 2019 17:59

A Pró-Reitoria de Graduação publicou um relatório que apresenta a Educação a Distância (EaD) da UFVJM em números e analisa a evolução dos seus indicadores no período de 2013 a 2018.

Os cursos EaD foram criados na universidade em 2010, a partir de um estudo que apontou as demandas de formação de professores na região. Esse estudo foi conduzido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, tendo sido apontado como prioritários os cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química.

Na mesma época também foi criado o curso de Administração Pública (bacharelado), com apoio do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação a Distância, com o objetivo de formar gestores públicos para as esferas municipal, estadual e federal, por intermédio do Projeto Universidade Aberta do Brasil. Em 2019 foi a vez da criação do curso de licenciatura em Pedagogia.

Além desses cursos de graduação, a UFVJM ainda possui 6 cursos de especialização a distância: Direitos Humanos, Filosofia, Geografia, Matemática, Sociologia e Gestão Pública Municipal. A universidade possui polos EAD em 15 cidades.

Para ler o relatório acesse http://www.ufvjm.edu.br/prograd/2019-05-13-18-01-43.html.

Para saber mais sobre a EAD da UFVJM acesse http://www.ead.ufvjm.edu.br/

 
Friday, 19 July 2019 10:21

Olha só essa imagem… Ela ilustra a falta de cuidado que algumas pessoas estão tendo com as bicicletas do Campus JK. Das 100 que foram disponibilizadas para uso compartilhado, mais de 60 já apresentam algum tipo de avaria. São pés e guidons quebrados; cestinhas, cabos e pedais soltos; rodas e para-lamas empenados.

Não seria legal todo mundo ter cuidado ao usar? E que tal todos respeitarem as regras de utilização? Só para reforçar: as bicicletas são para circular exclusivamente nas ciclovias e em velocidade moderada. Estacione somente nos bicicletários (olha o flagrante na foto!). Não empine, não salte obstáculos. E, por fim, as bicicletas são um bem público, de uso coletivo!

Vamos cooperar? Cuide das bicicletas para que todos possam usá-las! Veja mais fotos: https://www.facebook.com/reitoriaufvjm/

 
Thursday, 18 July 2019 09:44

O trabalho da reitoria para viabilizar o funcionamento do restaurante do Campus do Mucuri continua.

Olha o que está acontecendo: os equipamentos adquiridos pela UFVJM como jogos de mesas e cadeiras, forno, chapa, geladeira, liquidificador, cortador de frios e coifa já foram entregues. Falta a entrega da câmara fria e de congelamento, que depende de adaptações na parte elétrica do restaurante – serviço que já está em andamento. A empresa que vencer a licitação para fornecer as refeições será responsável pelos demais utensílios como pratos, talheres, panelas e outros equipamentos e mobiliário.

Para a contratação dessa empresa, o termo de referência já está pronto e está sendo elaborado o edital. Após sua elaboração, será enviado para análise da Procuradoria Geral Federal. Após tudo estar correto, o edital para a licitação será publicado.

Qualquer informação mais detalhada sobre o andamento de todo esse processo pode ser obtida na Diretoria de Administração e Planejamento do Campus do Mucuri

 
Wednesday, 17 July 2019 15:54

Até abril de 2020, GT vai apresentar a situação do sistema universitário e proposta de soluções

Dirigentes de universidades públicas mineiras estiveram reunidos na UFMG na manhã do dia 16, no Campus Pampulha. Eles conheceram os objetivos do grupo de trabalho sobre educação superior (GT-EDSUP), instituído pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em março deste ano, e ofereceram sugestões preliminares ao colegiado.

O GT trabalha para levantar as principais dificuldades de gestão das universidades e aquelas relacionadas à permanência dos estudantes nos cursos e atividades de pesquisa e extensão, além de sugerir soluções que levem em conta critérios de eficiência, eficácia e economicidade. O prazo para apresentação do relatório final é de um ano.

Segundo o professor Roberto Salles, ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do grupo de trabalho, trata-se de comissão técnica destinada a ”assessorar o presidente da Câmara, que deseja conhecer em profundidade a situação do sistema universitário brasileiro”. Ele acrescentou que serão ouvidos todos os atores envolvidos, entre gestores, ex-ministros da Educação e dirigentes de entidades ligadas ao setor. Além de Salles, compõem o GT os ex-reitores Ana Lúcia Gazzolla (UFMG), Thompson Mariz (Universidade Federal de Campina Grande) e Eliane Superti (Universidade Federal da Paraíba), além de dois consultores legislativos.

Presença da UFVJM

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi representada pelo professor Cláudio Rodrigues, vice-reitor, que apresentou as especificidades da universidade nos eixos Gestão Multicampi; Acesso, Permanência e Sucesso Escolar e Ensino, Pesquisa e Extensão. Os maiores problemas citados por professor Cláudio no primeiro eixo foram obras paralisadas e criação de campus sem garantia da estrutura administrativa para funcionamento, além da liberação tardia de recursos, decorrente do contingenciamento, que não permite abertura de processo licitatório em tempo hábil, pela inexistência do prévio empenho.

A fragilidade do Plano Nacional de Assistência Estudantil, além da dificuldade com o fornecimento de internet pela RNP e para a efetiva oferta de educação inclusiva e, ainda, com a sustentação dos cursos de licenciatura, ressaltando a preocupação com a educação do campo, de indígenas e quilombolas, foram os principais pontos apresentados por ele no eixo Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

"No eixo Ensino, Pesquisa e Extensão, apresentei nossa preocupação com os cursos de Medicina, uma vez que não temos hospital-escola e dependemos do pleno funcionamento dos hospitais e unidades básicas de saúde dos municípios", conta Cláudio Rodrigues.

 

Entre outras, as preocupações expostas pelos dirigentes das universidades mineiras durante a reunião estão relacionadas à reposição e valorização dos quadros docentes, técnicos e administrativos, conclusão de obras interrompidas nas universidades (e realização de obras previstas e não iniciadas), criação de regulamentos que ajudem a garantir o respeito à autonomia universitária, proteção de bens tombados sob responsabilidade das instituições e abertura de canais com a população. Saiba mais na matéria da UFMG.

Fonte: UFMG

Last Updated on Wednesday, 17 July 2019 15:55
 


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