Notícias

Reitoria Informa

Frente Parlamentar reafirma compromisso com UFVJM em reunião no MEC

publicado: 01/10/2020 14h15, última modificação: 03/11/2022 08h32
Um dos resultados positivos do encontro é a liberação de recursos suplementares da Frente Parlamentar para suprir os cortes já previstos em lei

No dia 29, terça-feira, o reitor da UFVJM, Janir Alves Soares; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli, e a assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais, Flaviana Dornela Verli, realizaram importante reunião no Ministério da Educação, que contou também com a presença dos deputados federais subtenente Gonzaga e Zé Silva, e de José Reynaldo Penatti e Maria de Fátima Rocha de Figueiredo Caetano, assessores do deputado Igor Timo e da deputada Greyce Elias, respectivamente.

A sessão foi presidida pelo coronel Paulo Roberto, assessor do ministro Milton Ribeiro, e contou também com a presença do secretário da Educação Superior (SESu), Wagner Vilas Boas de Souza, e do pessoal técnico da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO). Os assuntos da pauta podem ser consultados aqui.

Os parlamentares também salientaram outras situações emergenciais, a exemplo de recentes demandas trazidas ao deputado subtenente Gonzaga pelos estudantes do curso de Medicina do Campus do Mucuri (Fammuc), enquanto o deputado Zé Silva enfatizou sobre as condições da infraestrutura física dos nossos campi, a exemplo das obras paralisadas do Campus Unaí (veja vídeo neste link).

O reitor salientou que o corte de R$ 4,2 bilhões no orçamento das despesas discricionárias causará redução de 16,5% no orçamento da UFVJM comparativamente ao orçamento de 2020 – um valor da ordem de R$ 7 milhões. “Tal situação tem exigido da nossa equipe um esforço hercúleo em prover com responsabilidade os devidos ajustes de maneira que a UFVJM desenvolva suas atividades ao longo de 2021. A equipe técnica do MEC foi pragmática ao afirmar que inexiste expectativa de suplemento de orçamento devido à crítica situação econômica do país perante a pandemia da Covid-19”, relata o prof. Janir.

reuniao.jpeg
Com pauta de continuidade do apoio à universidade, equipe da UFVJM e parlamentares são recebidos no MEC pelo assessor do
ministro, coronel Paulo Roberto. (Foto: Maria de Fátima Rocha de Figueiredo Caetano)


Uma demanda extremamente relevante tem sido o provimento de vagas docentes. O secretário Wagner reconheceu que a UFVJM tem um total de 172 vagas pactuadas de cursos aprovados em 2012 e 2013, as quais serão providas mediante aprovação pelo Ministério da Economia, ou seja, códigos de novas vagas somente serão providos após dezembro de 2021, conforme consta na Lei Complementar no 173, de 27 de maio de 2020. “Por outro lado, os provimentos de vacâncias, após longa espera, foram, por fim, autorizados, sendo que a UFVJM vai empossar 24 novos docentes em breve”, conta o reitor.

Na reunião, o reitor ratificou perante a equipe da SPO/MEC que a UFVJM tem trabalhado muito para reduzir custeio e, com isso, ter suficiência de orçamento para fortalecer as políticas de melhoria do ensino. Contudo, os resultados desses investimentos surtirão efeitos somente a médio prazo, a exemplo dos executados em usina geradora de energia fotovoltaica e no sistema de segurança com circuito integrado de câmeras.

O reitor também sensibilizou os membros da Frente Parlamentar em Defesa da UFVJM e antecipou a solicitação de recursos por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) com o objetivo de a UFVJM manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão em um patamar de normalidade no ano letivo de 2021.

Os parlamentares ratificaram a necessidade de o MEC apoiar a UFVJM nessa fase crítica da sua consolidação. “Não mediremos esforços para garantir a normalidade do funcionamento da UFVJM e apoiá-la para superar os desafios, uma vez que a UFVJM possui grande relevância para o estado de Minas Gerais”, salienta o deputado Zé Silva, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da UFVJM.

Finalizando o encontro, o subtenente Gonzaga enfatizou o reconhecido trabalho que tem sido desenvolvido pela atual equipe de gestão à frente da UFVJM, conforme vídeo disponível neste link.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents