facebook twitter
Notícias da UFVJM
Seg, 14 de Agosto de 2017 18:03

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM (Consepe) aprovou na semana passada o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade para o período 2017/2021. Articulado pela Diretoria de Ensino, da Pró-Reitoria de Graduação, e discutido com a comunidade acadêmica, o PPI é o documento de referência que norteia todo o processo pedagógico e a construção dos cursos de graduação, estando conectado com a pós-graduação, a pesquisa e a extensão da UFVJM.


Aplicando princípios importantes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Nacional de Educação, o novo PPI é um passo importante para a UFVJM. As diretrizes pedagógicas focam o estudante como sujeito ativo na construção do conhecimento, de modo a formar profissionais reflexivos, capazes de empreender e responder aos desafios do mundo do trabalho.

 

Esse processo também está interligado com a creditação da extensão. Além disso, o PPI propõe a consolidação dos cursos de licenciatura e amplia a perspectiva de integração entre a educação superior e a básica e a valorização do trabalho docente.


Já no primeiro parágrafo fica claro o foco do PPI: a UFVJM está profundamente comprometida com a transformação da realidade socioeconômica e com a redução das desigualdades que permeiam as regiões nas quais se insere, em consonância com sua missão institucional.

 

Nesse sentido, orienta sua ação pedagógica para a formação de pessoas habilitadas e comprometidas com os interesses e os desafios que emanam da sociedade, sem perder de vista as particularidades regionais e locais.

 
Sex, 11 de Agosto de 2017 10:40

O reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva Nogueira, explica sobre atual situação financeira da universidade. Assista ao vídeo publicado na página da Reitoria no Facebook.

 
Qui, 27 de Julho de 2017 10:04

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), a direção da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoveram, no último dia 21, o primeiro encontro com os gestores da saúde de Diamantina.

Nesse primeiro encontro, os coordenadores dos cursos e dos estágios das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia apresentaram a proposta de construção de um programa de saúde que integra os oito cursos da área da saúde da UFVJM em Diamantina no campo de prática, com o objetivo de melhorar os estágios na rede municipal.

Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, planejar investimentos e reestruturar a pedagogia do ensino integrado e multiprofissional. A perspectiva é que esse trabalho proverá impacto extremamente positivo no processo de ensino/aprendizado dos estudantes, além de encerrar enorme potencial de melhoria dos indicadores de saúde da população de Diamantina.

O prefeito municipal, Juscelino Roque, acompanhado do secretariado de governo das áreas da saúde, educação, atenção primária em saúde e logística/obras, manifestou ampla receptividade por essa parceria com a UFVJM. O diretor da Superintendência Regional de Saúde, Ednésio Andrade, destacou a relevância de pactuações dessa natureza perante à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Foram constituídos grupos de trabalho, com reuniões semanais agendadas a partir do mês de agosto. As próximas reuniões serão realizadas na prefeitura municipal, quando serão aprofundados os debates com a efetiva participação de todos os cursos, incluindo o de Medicina da Faculdade de Medicina do Campus JK.

alt

Foto: Marco Túlio/UFVJM

Depe

A Depe é um órgão ligado à Reitoria da UFVJM e supervisiona os estágios curriculares dos cursos da área de saúde (Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia), sendo a principal autoridade junto às atividades didáticas, científicas e extensionistas da UFVJM dentro da Santa Casa de Caridade e do Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina.

Última atualização em Qui, 27 de Julho de 2017 10:15
 
Seg, 24 de Julho de 2017 11:00

O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Paulo Henrique Fidêncio, fala sobre a Moradia Estudantil Universitária, após seu primeiro mês de funcionamento.

O vídeo pode ser conferido neste link, na página da Reitoria no Facebook.

 


Página 1 de 47

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6000
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Prédio CAIC Av. Manoel Bandeiras, 460
Veredas CEP 39440-000
Telefone: +55 (38) 3829-3100
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Vereador João Narciso, 1380
Cachoeira CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950