Lançado o edital do Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação

Seg, 26 de Agosto de 2013 10:23

A Diretoria de Relações Internacionais informa que foi lançado no dia 1º de agosto de 2013 o edital do Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação - Setor Educacional do Mercosul - PFPG.

O objetivo do programa é apoiar ao intercâmbio acadêmico binacional, mediante o qual, um curso de pós-graduação (PROMOTOR) fortaleça outro curso (RECEPTOR), nas modalidades de pós-doutorado, doutorado ou mestrado em todas as áreas do conhecimento entre Instituições de Ensino Superior (IES), visando à formação de recursos humanos de alto nível, redução das desigualdades regionais e consolidação grupos de pesquisa.

Benefícios:

  • Diárias e passagens aéreas internacionais para brasileiros em missão de trabalho no exterior;
  • Diárias e passagens aéreas internacionais para paraguaios, uruguaios e bolivianos em missão de trabalho no Brasil;
  • Bolsas e passagens internacionais para brasileiros em missão de estudos no Exterior, nos termos das normas vigentes da CAPES;
  • Bolsas e passagens internacionais para paraguaios, uruguaios e bolivianos em missão de estudos no Brasil nos termos das normas vigentes da CAPES;
  • Recurso para aquisição de material de consumo necessário ao desenvolvimento do projeto, no valor de até R$ 10.000,00 para a equipe brasileira.

Envio dos projetos

A seleção será regida por edital e executada pela CAPES, no âmbito do Brasil, com o apoio das coordenações das áreas do conhecimento, compostas por profissionais altamente especializados. A seleção e o acompanhamento dos projetos serão conduzidos na Argentina, pela Secretaria de Políticas Universitárias – SPU do Ministério da Educação. No Paraguai, pela Direção Geral de Educação Superior do Ministério da Educação. No Uruguai, pelo Ministério da Educação e Cultura. No Paraguai, pela Direção Geral de Educação Superior do Ministério da Educação. Na Bolívia pelo Ministério da Educação do Estado Plurinacional da Bolívia. Na Venezuela pelo Ministério do Poder Popular para a Educação.

Duração dos Projetos:

O projeto terá duração de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos e deverão ser submetidos no respectivo país, por meio eletrônico, até às 23h59min (horário de Brasília), do dia 25 de setembro de 2013.

O edital do programa está disponível no site da Capes e dúvidas a respeito do programa deverão ser encaminhadas par o email  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .