Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM)
7ª Jornada Farmacêutica da UFVJM discute inovação e perspectivas para futuro da profissão
Evento será realizado de 11 a 13 de setembro, em Diamantina
Com o tema “Farmacêutico: inovação e perspectivas para o futuro da profissão”, professores, estudantes e pesquisadores estarão reunidos nos dias 11, 12 e 13 de setembro para a 7ª Jornada Farmacêutica da UFVJM. Serão apresentados temas relacionados à área da saúde, ciências e tecnologia, por meio de palestras, minicursos, mesa-redonda e workshop. As atividades serão realizadas no Campus JK, em Diamantina.
De iniciativa do Departamento de Farmácia da UFVJM e Farbio, empresa júnior do curso, a jornada trata de áreas como análises clínicas e toxicológicas; ciências biológicas e saúde; fármacos e medicamentos; alimentos e nutrição; química.
As inscrições podem ser feitas no site do evento.
A professora Kelly Kato, da comissão organizadora, conta sobre uma promoção para estudantes de graduação. “Claro que não poderíamos esquecer da promoção para estudantes nessa 7ª Jornada: as 100 primeiras inscrições da graduação vão ganhar um desconto; é só o aluno usar o código ALU12 na hora da inscrição que já está participando. Mas corra: a promoção só vale para as 100 primeiras inscrições", incentiva a professora.
Mais informações no site: www.even3.com.br/jofar2019.
MEC convida comunidade para participar de consulta pública do programa Future-se
Consulta pública está disponível no site do MEC e vai até 15 de agosto
A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação divulgou na última sexta(19) a minuta do Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se, para apreciação da comunidade. O documento apresentado é uma proposta que conta com a participação da sociedade brasileira, sobretudo dos estudantes, professores e empresários do país, por meio de consulta pública disponível no site do MEC.
Marta de Souza Costa, assessora de gabinete da Secretaria de Educação Superior (SESu/MC), convida a comunidade acadêmica para participar da consulta. “Para nós, é essencial tornar o debate o mais transparente e democrático possível. Sabemos que esse é um assunto que envolve milhões de brasileiros e, por essa razão, sua opinião é fundamental para o exercício da democracia”, diz. O programa foi apresentado à sociedade na quarta-feira (17).
Acesse aqui a minuta do programa Future-se.
A consulta pública encontra-se disponível no site www.mec.gov.br.
Comunicado: Atividades da brinquedoteca são suspensas durante recesso acadêmico
A brinquedoteca do departamento de Educação Física da UFVJM, localizada no Campus JK, informa que as suas atividades estarão suspensas a partir da próxima semana, em função do recesso acadêmico, e que o seu funcionamento retornará no mês de setembro.
Congresso Brasileiro de Ciência do Solo tem professores do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM entre palestrantes
Congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e está na sua 37ª edição; evento acontece de 21 a 26 de julho
A 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo será realizada de 21 a 26 de julho em Cuiabá-MT. O objetivo do evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), é discutir os principais avanços e tendências no campo da “Ciência do Solo e áreas correlatas” e entre os palestrantes estarão dois professores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), do Campus Unaí da UFVJM, André Medeiros de Andrade e Alceu Linares Pádua Junior.
No dia 24 de julho, André vai ministrar a palestra “Sensoriamento remoto na agricultura: potenciais e aplicações”, a qual dará ênfase na aplicação de geotecnologias para gerar dados agrícolas com potencial de auxiliar no monitoramento e obtenção de parâmetros biofísicos relacionados com culturas agrícolas.
Já no dia 25, Alceu ministra a palestra “Aplicações de mapeamento do solo na definição de ambientes de produção para culturas no Cerrado”.
O congresso é um dos mais importantes do gênero no país, ocasião em que são discutidos todos os temas relevantes e principais gargalos sobre o uso sustentável dos solos, desde assuntos na fronteira do conhecimento, como nanotecnologia e biotecnologia na agricultura, até práticas de manejo, educação em solos e extensão rural. Essa edição é uma promoção do Núcleo Regional Centro-Oeste da SBCS.
Para mais informações sobre o congresso e a programação completa clique aqui.
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas abre concurso para criação de identidade visual
Inscrições vão de 29 de julho a 30 de agosto
Sabe desenhar? Que tal participar de um concurso que propõe a elaboração de um desenho inspirado na temática afro-brasileira e indígena e seus processos de resistência e identidade? Tem que ser criativo e original!
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFVJM está com edital aberto para selecionar o desenho que será utilizado como base para a criação da sua identidade visual, a ser utilizada nos documentos, mídias, portais, materiais gráficos, entre outros. As inscrições vão de 29 de julho a 30 de agosto.
O concurso é de âmbito nacional e não pode participar quem tenha parentesco até 3º grau com membros da comissão julgadora ou comissão organizadora do concurso.
Baixe aqui o edital para saber como participar.
Sobre o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) é um espaço de formação que vem sendo construído na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM com o objetivo de fomentar e discutir questões étnico-raciais e indígenas da sociedade brasileira, principalmente dos Vales de Minas Gerais, visando ao combate ao preconceito e à discriminação racial.
O Neabi tem o propósito de inserir o indígena e o afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, dos quais ainda são excluídos, e ampliar as ações inclusivas e o debate acerca do racismo no país, contribuindo com a superação das desigualdades raciais, a ampliação e a permanência da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas. Nessa perspectiva, desenvolve atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, a partir do desenvolvimento de projetos em várias áreas de conhecimento com ênfase nas relações étnico raciais.