Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM)

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Simpósio Integrado de Administração Pública abre período para submissão de trabalhos

Interessados têm até o dia 5 de setembro para envio de trabalhos para o simpósio

Encontra-se aberto o período para a submissão de trabalhos para o 5º Simpósio Integrado de Administração Pública (SINTAP - ISSN 2596-2787), a ser realizado pelo curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O evento será realizado nos dias 3 a 5 de outubro no Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni.

Nessa edição, o tema do evento será "Políticas públicas e sustentabilidade: desafios e perspectivas para a gestão pública municipal". O prazo para envio de trabalho vai até o dia 6 de setembro. As normas para a elaboração do artigo completo ou do resumo do trabalho estão disponíveis no site do evento: https://sintap-ufvjm.blogspot.com/.

O simpósio é realizado anualmente e é aberto para a participação de toda a comunidade. Tem como principal objetivo fomentar debates e discussões sobre as políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. Além disso, o simpósio também é espaço para divulgar os trabalhos que estão sendo realizados, fortalecer a prática de pesquisa em Administração Pública e, ainda, promover a integração entre os alunos dos polos de ensino do curso de graduação a distância em Administração Pública da UFVJM. O evento também é momento de aproximação entre estudantes, professores e profissionais da área.

Na programação, além do espaço para publicação de artigos completos e resumos científicos, tem palestras, mesa-redonda e oficinas. Para este ano, está prevista a publicação de um livro sobre Administração Pública com os artigos que obtiverem melhores avaliações dos pareceristas. Acompanhe no site do evento o que está planejado.

Last Updated on Wednesday, 17 July 2019 16:39
 
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Cine Mercúrio exibe Rapa Nui neste sábado

As sessões são ao sábado, no anfiteatro do Campus I

Pra fechar a Mostra Questões Indígenas, o Cine Mercúrio exibe Rapa Nui no próximo sábado, 13 de julho. As sessões do Cine Mercúrio acontecem às 19h, no anfiteatro do Campus I.

Rapa Nui é um filme de 1994, que aborda as divergências entre dois povos que habitavam a Ilha de Páscoa nos anos de 1680, antes da chegada dos colonizadores espanhóis.

A entrada é gratuita. E a pipoca também.

 
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UFVJM apresenta novo portal

Inovação e mais possibilidades: o novo portal tem suporte de modernos sistemas e tecnologias que proporcionam segurança e muitas funcionalidades

Em 2018, a atual página principal do portal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) teve quase 2 milhões de acessos. O site é visitado regularmente por diferentes pessoas, de diversos lugares, com variados interesses. A partir de hoje, essa comunidade passa a contar com um espaço mais moderno e dinâmico. Está no ar a página principal do novo portal da UFVJM.

A construção é de responsabilidade da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), diretamente da equipe do Portal, com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), e baseia-se em pilares da Identidade Digital Padrão do Governo Federal (IDG): foco no público, experiência digital comum, acessibilidade e economicidade, inovação e credibilidade.

O projeto de reconstrução do novo portal da UFVJM abrange os sites dos setores administrativos e acadêmicos. Já está em andamento a construção dos sites das pró-reitorias, diretorias, Sistema de Bibliotecas, Centro de Inovação Tecnológica e também do Catálogo de Cursos, plataforma de Editais e Concursos e Carta de Serviços ao Usuário.

Com a apresentação da página inicial nesta data, espera-se que o novo portal passe por uma fase de adaptação de software, hardware e segurança e receba sugestões nos próximos dois meses.

Um projeto pioneiro

A UFVJM é a primeira universidade federal a apresentar a IDG 2.0 aliada ao sistema de gerenciamento de conteúdo Plone, de acordo com as orientações da comunidade PloneGov-BR.

Desde 2014 já havia iniciativas para a criação de um novo veículo, mas a construção do portal que entra no ar hoje teve início em 2016, com a entrada de dois estagiários na equipe e a elaboração do projeto “Novo Portal Institucional da UFVJM: estudo para a adoção da Identidade Digital do Governo Federal e implementação do PloneGov-BR como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo do Portal Institucional da UFVJM”, apresentado por um dos estagiários como Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da casa.

Inicialmente, foi realizado um diagnóstico geral da situação do Portal, a partir do qual foi desenvolvido um planejamento para a implementação do novo ambiente usando como base as recomendações contidas nos Padrões de Governo Eletrônico (e-PWG).

Além de ter sido premiado como melhor trabalho apresentado na modalidade pôster durante a 6ª Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão – Sintegra, maior evento científico-acadêmico da UFVJM, em 2018, o projeto foi incluído no programa UFVJM Conectada, do Agenda 19.

A Dicom conquistou para a sua equipe um servidor da área de Tecnologia da Informação que atua, desde 2018, como responsável pela gestão e manutenção do ambiente do portal, mais especificamente nas áreas técnica e de infraestrutura, coordenando as atividades dos envolvidos no projeto.

Benefícios garantidos com adoção da Identidade Padrão de Comunicação Digital

Com a Identidade Padrão de Comunicação Digital, de acordo com Instrução Normativa da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), datada de 2014, o governo federal espera:

  • Qualificar a comunicação, permitindo que o cidadão encontre, com mais facilidade, as informações sobre as políticas públicas, equipamentos e serviços ofertados;
  • Padronizar as propriedades digitais e alinhar a estratégia de comunicação;
  • Padronizar as soluções digitais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações com foco no cidadão;
  • Garantir o acesso a todos, por atender aos requisitos de acessibilidade, e isso independentemente da forma ou tipo de tela do dispositivo de conexão.

A versão vigente da IDG em 2016, quando do início do projeto, foi alterada pelo governo no final de 2018 para a IDG 2.0. A perspectiva editorial foi reformulada para que os conteúdos tenham uma linguagem mais simples, objetiva, acessível e próxima da realidade dos brasileiros.

Novas tecnologias permitem segurança e estabilidade

Para suportar o novo sistema, foi desenvolvido um conjunto de serviços baseados no uso da plataforma Docker, uma metodologia integrada ao sistema operacional que modulariza e encapsula serviços de software de maneira análoga à virtualização, mas compartilhando recursos do sistema operacional do hospedeiro.  A implementação desse tipo de tecnologia aliada à infraestrutura do cluster da DTI possibilitará maior segurança, escalabilidade, estabilidade e flexibilização ao ambiente do Portal, permitindo a alocação de servidores e recursos de hardware de forma dinâmica.

A metodologia indicada pelo e-PWG, conhecida como Definição, Arquitetura, Desenho e Implementação (DADI), foi adaptada à realidade da UFVJM para que o trabalho de análise de conteúdo e construção dos novos sítios pudesse ser orientado e bem documentado, promovendo uma nova forma de comunicação digital entre a UFVJM e sua comunidade.

 

A equipe coordenadora do projeto informa que poderá haver instabilidade nos primeiros dias após a apresentação da home. Os usuários poderão realizar sugestões e indicar os possíveis erros encontrados durante a navegação no novo portal da UFVJM, por meio de formulário eletrônico acessível pelo portal ou neste link. Até a mudança definitiva para o novo portal, ambas as versões estarão disponíveis para acesso.

Acesse, experimente e conheça o novo portal da UFVJM.

Last Updated on Wednesday, 10 July 2019 15:53
 
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UFVJM realiza Debates sobre África

Evento acontece no dia 23, no Museu do Diamante, em Diamantina

No dia 23 deste mês, o Museu do Diamante recebe dois pesquisadores para um evento denominado Debate sobre África(s).  A atividade será realizada das 17h às 20h e é realizada pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Divulgação sobre Escravidão (Nupede), Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/CEGEO/ICT), Programas de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Estudos Rurais e Produção Vegetal, curso de História da UFVJM e Museu do Diamante/IBRAM.

O evento é composto por duas palestras: "Produção de arroz em terrenos de manguezal na África Ocidental: um sistema agrícola a patrimonializar", a ser proferida por Marina Padrão Temudo, do Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa; e “As condições sociais do terreno etnográfico em África”, por Ramon Sarró, professor Associado da School of Anthropology and Museum Ethnography, da Universidade de Oxford.

A professora Marina Padrão afirma que, de acordo com a classificação da FAO, os Sistemas Globais de Patrimônio Agrícola Importante (GIAHS) "são paisagens de beleza estética que combinam biodiversidade agrícola, ecossistemas resilientes e um valioso patrimônio cultural" e que se encontram em risco de desaparecimento.

“Nessa apresentação irei descrever o sistema de produção de arroz de manguezal praticado na África Ocidental, mas com maior importância na Guiné-Bissau, ilustrando as razões pelas quais defendo que deveria ser patrimonializado pela FAO”, conta Marina.

Ramon Sarró explica que, na sua palestra, baseada em quase 30 anos de encontros etnográficos em África, vai refletir sobre a relação entre as ciências sociais e as humanidades, sobre a tensão entre a “subjetividade” e a “objetividade” na pesquisa antropológica, sobre as relações humanas no terreno, sobre a presença, por vezes invisível, da história e das relações raciais no encontro etnográfico e sobre o lugar da Antropologia na África pós-colonial.

Last Updated on Thursday, 11 July 2019 17:28
 
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UFVJM seleciona servidores para projeto Apadrinhamento de Estudantes

Inscrições estarão abertas de 8 a 12 de julho

A UFVJM está selecionando servidores (professores e técnicos administrativos) interessados em atuar no projeto de Apadrinhamento de Estudantes, nos campi de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, para o 2º semestre letivo de 2019. As inscrições estarão abertas exclusivamente no período de 8 a 12 de julho.

Para participar o servidor deve estar vinculado ao curso no qual pretende desenvolver as atividades de apadrinhamento de estudantes e apresentar autorização do colegiado de curso para atuação no projeto.

As inscrições deverão ser realizadas na Divisão de Assuntos Acadêmicos do campus onde o curso estiver vinculado, presencialmente, das 14h às 17h, ou por e-mail:

  • Diamantina This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
  • Janaúba This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
  • Teófilo Otoni This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
  • Unaí This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

As atribuições e a carga horária estão descritas no edital, que você acessa no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O projeto Apadrinhamento de Estudantes está regulamentado pela Instrução Normativa Conjunta Reitor e Prograd, nº 01/2019

Last Updated on Tuesday, 09 July 2019 18:03
 
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Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
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Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
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