Programa Erasmus+ - Publicação de chamada geral de projetos
O Diretor do Departamento de Educação Superior e Relações Internacionais da Direção-Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia (DG-EAC), Jordi Curell, remeteu carta às missões diplomáticas de países parceiros da União Europeia pela qual comunicou o lançamento, em 2 de outubro 2014, da chamada geral para propostas de projetos no âmbito do programa comunitário de mobilidade acadêmica Erasmus+, a serem financiados com recursos orçamentários da UE.
O Programa Erasmus+ procura dar impulso à aquisição de competências e à empregabilidade no continente europeu, por meio de ações nos campos da educação superior, da qualificação profissional, do trabalho juvenil e do esporte. O programa septenal (2014-2020) disporá de orçamento de 14,7 bilhões de euros e poderá beneficiar mais de 4 milhões de cidadãos europeus, segundo as previsões comunitárias. Além dos 28 Estados-Membros da UE, são membros do Erasmus+ a Islândia, Liechtenstein, a Macedônia (FYROM), a Noruega e a Turquia. Todos têm de contribuir financeiramente para o programa e possuir agência nacional responsável por sua administração local. As agências nacionais executam ações de implementação do Erasmus+ sob coordenação da Agência Executiva para Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia (EACEA).
Dotado de forte componente internacional, o Erasmus+ prevê linhas de cooperação com parceiros de fora do bloco europeu, as quais compreenderão, em 2015, ações nas seguintes áreas:
- Mobilidade internacional de créditos de estudantes e pessoal acadêmico, bem como programas conjuntos de mestrado Erasmus Mundus, sob a ação-chave 1 do Erasmus+ (Mobilidade de Indivíduos para Aprendizado). O prazo para inscrições encerra-se em 4 de março de 2015;
- Projetos de capacitação em educação superior voltados ao estabelecimento de cooperação e parcerias com impacto na modernização e internacionalização de instituições de ensino superior e sistemas educacionais de países terceiros, sob a ação-chave 2 do Erasmus+ (Cooperação para Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas). O prazo final para inscrições será o dia 10 de fevereiro de 2015; e
- Ações no âmbito do programa Jean Monnet, que visa à promoção de excelência em ensino e pesquisa de estudos sobre a União Europeia pelo mundo. As inscrições para propostas relativas ao Jean Monnet encerram-se no dia 26 de fevereiro de 2015.
O texto da chamada geral do Erasmus+ para projetos pode ser consultado no link.
Informações adicionais sobre o programa podem ser encontradas no link.



