Evento da FCA celebra aniversário de 15 anos da faculdade

Seg, 05 de Junho de 2017 19:03

Na última sexta-feira, um evento realizado no auditório da reitoria celebrou o aniversário de 15 anos da Faculdade de Ciências Agrárias – FCA. Os convidados foram recepcionados pelo reitor da UFVJM e ex-diretor da FCA, Gilciano Saraiva Nogueira, o ex-reitor da UFVJM e ex-diretor da FCA, Pedro Angelo Almeida Abreu, o atual diretor da FCA, Wellington Willian Rocha, e o presidente da comissão organizadora do evento, Alexandre Christófaro Silva.

A palestra proferida pelo professor Sebastião Lourenço de Assis Júnior foi um momento importante para o resgate da história da FCA e para comemoração das grandes conquistas alcançadas pelos seus membros ao longo de uma década e meia de existência. Os professores, técnicos administrativos e estudantes presentes ao evento prestigiaram as homenagens concedidas a diversas pessoas, em reconhecimento a seus feitos pela unidade acadêmica.

Como docentes pioneiros de seus departamentos, receberam a homenagem Enilson de Barros Silva (Agronomia), Sebastião Lourenço de Assis Júnior (Engenharia Florestal) e Alexandro Aluísio Rocha (Zootecnia). O técnico administrativo Múcio Magno de Melo Farnesi recebeu o agraciamento por ser o discente pioneiro da graduação, do mestrado e do doutorado da FCA. A homenagem póstuma foi concedida ao professor Aldrin Vieira Pires e à técnica Auwdreia Pereira Alvarenga.

Segundo o reitor Gilciano, a FCA foi e continua sendo muito importante para o desenvolvimento da UFVJM. “Vários de nossos professores já se dedicaram e outros tantos estão se dedicando a administrar esta universidade, por vezes, atrasando até mesmo suas próprias carreiras como docentes. A FCA já fez muito, mas há um longo caminho a se percorrer. Precisamos conhecer ainda mais nossa região. Nossas pesquisas e ações extensionistas têm muito a contribuir com os vales do Jequitinhonha e do Mucuri, com o norte e com o noroeste de Minas”, finaliza o reitor.

alt

Reitor ressalta os feitos da FCA e sua importância para a UFVJM (foto: Gabriela Santos/UFVJM)

Os cursos de graduação da FCA – Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia – foram criados em 2002, ainda na Faculdade Federal de Odontologia, sob a gestão de Mireile São Geraldo dos Santos Souza, então dirigente da UFVJM. Mireile não pode comparecer ao evento, mas as autoridades presentes ressaltaram sua postura vanguardista e reconheceram a importância de seus feitos para a universidade.

Em 2006, a FCA conquista o primeiro curso de pós-graduação da UFVJM: o mestrado em Produção Vegetal. Nos anos seguintes, novos cursos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes entraram em funcionamento. Em 2008, o mestrado em Zootecnia; em 2010, mestrado em Ciência Florestal; em 2015, dois cursos de doutorado, em Produção Vegetal e em Ciência Florestal.

Além dessas conquistas, os projetos construídos para o futuro pelo corpo docente e técnicos administrativos da faculdade repercutem na visibilidade que a unidade tem junto à sociedade e ao mercado e na formação dos estudantes da FCA, profissionais reconhecidos pela competência em todo o Brasil.

A FCA responde por uma produção científica relevante na UFVJM e os projetos e programas de extensão coordenados pelos seus docentes possuem grande alcance junto à sociedade local e regional.

Última atualização em Seg, 05 de Junho de 2017 19:14