Andifes reúne especialistas para tratar sobre democracia e liberdade de expressão
No próximo dia 18 de dezembro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vai realizar o seminário 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 Anos da Constituição Federal : preceitos constitucionais em defesa da democracia, da autonomia universitária e da liberdade de expressão.
Foram convidados especialistas com o objetivo de promover um debate a respeito da reafirmação da democracia e do direito constitucional à autonomia universitária e à liberdade de expressão. O seminário terá a presença dos reitores das 63 universidades federais brasileiras.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos
No último dia 10, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completou 70 anos. O texto foi aprovado, em 1948, pelos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) três anos após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com um preâmbulo e 30 artigos que tratam de questões como a liberdade, a igualdade, a dignidade, a alimentação, a moradia, o ensino, a DUDH inspirou a Constituição da República de 1988, que assinala claramente a “prevalência dos direitos humanos”.
Traduzidos para 500 idiomas e dialetos, os artigos do documento defendem os direitos essenciais de todo o ser humano, como o direito à vida, à integridade física, à livre expressão e à associação, sem qualquer distinção de raça, cor, sexo, religião ou visão política.
- Conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos na íntegra neste link.
Serviço:
Data: 18 de dezembro de 2018
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Windsor Plaza Brasília Hotel – SHS Qd. 05 Bl. H – Salão Paris, em Brasília.
< Anterior | Próximo > |
---|